quinta-feira, 2 de julho de 2015

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

ETAPA II – caderno V - Matemática

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

3 ) Reflexão e Ação - página 31

Escola Estadual “José Soares de Araújo” – Itamogi – MG


Fonte:https://www.google.com.br/urlsa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0CAYQjB0&url=http%3A%2F%2Fwww.desenhoonline.com%2Fsite%2Fo-que-e-o-homem-vitruviano%2F&ei=7UiIVcDLDomoNve8oKAO&bvm=bv.96339352,d.eXY&psig=AFQjCNGGKahl3N3NDeLaIAOxxCVDS7mcxw&ust=1435081321481428

Para realizar a análise pedida sobre o “Homem Vitruviano” nosso grupo procurou registrar  ideias iniciais de forma individual.
Os professores observaram a imagem da obra de da Vinci projetada na parede da sala de multimídia  e cada um escreveu um breve relato sobre suas impressões.
No início houve certa dúvida porque se cogitou se a análise não deveria ser apenas matemática, por conta do traçado geométrico, círculo, quadrado, divisões dos membros, mas, após um novo olhar, novas colocações foram surgindo.
A perfeição do traçado dos músculos, o cuidado com a anatomia do corpo, seria talvez um estudo do corpo humano em Biologia?
E a preocupação com as formas, com a perfeição da imagem, o desenho em perspectiva, as proporções, talvez um esboço de Arte? Leonardo foi um pintor.
Mas, Leonardo da Vinci foi também cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.  Um homem de muitas facetas, que é a prova de que todos têm muitas habilidades e que o pensamento humano se desdobra em muitas direções.
Voltando a análise dos registros do grupo, ainda percebemos, sob um olhar mais atento, as imagens sobrepostas, braços e pernas em posições alternadas, o corpo bem esculpido. Estaria Leonardo preocupado com a atividade física e sua importância para a saúde do corpo e da mente? Estaria o “Homem Vitruviano” representando um homem praticando exercícios físicos?
Os braços e pernas nesse esboço estão divididos por linhas que fazem associar o corpo humano a um sistema de alavancas. Ele é, a grosso modo, uma máquina simples, necessitando de energia e dissipando-a em parte na forma de calor, suor e dejetos. Essa análise está relacionada à leis físicas.
Uma atenção maior as linhas do rosto. Ele não é simétrico. De um lado o olhar para cima e do outro o olhar para o observador da imagem, profundo e penetrante. Um rosto jovem e um envelhecido.
Estariam representando a passagem do tempo, a história do homem? O corpo nu caracterizando época nenhuma ou data, atemporal.
Pensando ainda no grande gênio de da Vinci, seria muito ingênuo imaginar que essa obra estaria apenas representando as medidas áureas na forma de desenho e baseada no texto escrito pelo romano Marcus Vitruvius Pollis, engenheiro e arquiteto que viveu no século I a.C.
A intenção do primeiro poderia ser apenas a relação entre o corpo humano e a harmonia das formas que deveria estar presente nas obras arquitetônicas, mas o segundo, com toda a sua diversidade de interesses, grande pensador e filósofo, com certeza procurou impregnar sua obra com muitos significados.
Na época em que foi concebido, o desenho pode ter sido considerado mais como uma transcrição das ideias de Vitruvio segundo pensamento matemático, representando formas, medidas e geometria.

Era uma época em que o pensamento e a evolução da ciência sofria o crivo da censura. Muitas ideias eram consideradas inadequadas segundo princípios e dogmas religiosos da época, daí a necessidade de se criar um desenho cujas intenções não eram explícitas. Mesmo assim, durante a Renascença, a ciência avança.O espírito humano tem sede de mudanças. O pensamento dá forma a novas invenções e abre caminho ao avanço tecnológico. Leonardo imortaliza sua obra ao rodeá-la de mistérios. A vontade de decifrar enigmas instiga os pensadores que até hoje procuram novas interpretações para o desenho.

A figura de braços abertos nos lembra o Cristo na cruz e as linhas imaginárias traçadas a partir de braços e pernas lembram a estrela de Davi. O círculo e o quadrado representam dimensões diferentes do mundo cósmico.
O pensamento mítico, religioso, filosófico e científico se revelam através da obra renascentista.
O homem de braços abertos age sobre o mundo, abraçando-o, criando condições para poder existir com o seu trabalho.
 A cultura acumulada através dos tempos parece representada pelas diferentes faces da imagem, o passado, o presente e o futuro.
O esboço que tem o homem como centro, lembra uma máquina e suas engrenagens, ciência e tecnologia.
A harmonia das formas, a busca da perfeição, a evolução, a passagem do tempo, o dinamismo...
Assim como o "Homem Vitruviano", o pensamento humano tem várias dimensões.
O que isso tem a ver com o fazer pedagógico? Tudo!
São muitas as lições: o trabalho em equipe, o respeito à diversidade, os olhos no futuro, o planejamento das ações, a utilização consciente da tecnologia disponível e a apropriação do saber acumulado ao longo dos tempos.
Para o nosso grupo de estudos esta é a mensagem que atravessou séculos e hoje aponta novos caminhos para se reestruturar o fazer pedagógico.


Professora orientadora:

Odinéia Lemes do Carmo Ferreira

Professores cursistas:

Angelita Aparecida de Queiroz Silva
Annaida Silva e Souza Russo
Claudelir Pamplona Cardeal
Dirce Isabel da Silva Medeiros
Kênia Vieira Naves Belutti
Lady Aparecida Spineli Bernardo
Lair Pedro Dutra Junior
Leandro Aparecido Lopes
Lucimar Dias dos Santos Paula
Rita Cássia de Paula
Taysa Aparecida Silva
Valéria Maria Rocchetti de Castro
Vander Batista Soares
Valéria Macedo Augusto
Eliana de Castro Neves Carvalho
Elizangela Loguércio Santos Dias
Juliana da Costa Cardeal Basílio
Juliana Sousa Rodrigues



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